25 de mayo de 2018

VAMOS FALAR, jueves 31 de mayo a las 18.30h., Seminario.

"Hoje falaremos sobre o pão de queijo!

A culinária brasileira é muito rica em doces e salgados de todos os tipos, mas o pão de queijo é uma das comidas mais famosas do país. Você o conhece?

Típico do estado de Minas Gerais, se você pergunta a uma cozinheira a sua origem, prepare-se para escutar um “Uai!”, de tão absurda que soa a pergunta. Desde que Minas é Minas, mães ensinam às filhas a fórmula de família – e cada uma tem a sua, com aquele segredinho que faz a diferença.

O pão de queijo, na realidade, não poderia ser considerado como tal. Está mais para um biscoito de polvilho modificado, que adquire textura macia pela adição do queijo meia cura ralado. Tudo indica que seja mais uma das adaptações estimuladas pela falta de ingredientes – foi somente no começo do século 20 que o trigo passou a ser cultivado em larga escala no Brasil. Antes, o jeito era quebrar o galho com os derivados da mandioca, herança indígena fácil de encontrar em qualquer rincão do país. O que ninguém sabe ao certo é quando aconteceu esse feliz encontro entre o polvilho e o queijo mineiro.

Você gostaria de aprender a fazer essa gostosura?

Veja o vídeo abaixo:


No hay comentarios: