27 de abril de 2017

VAMOS FALAR, jueves 27 de abril a las 19.30 h., Seminario

Há 43 anos o movimento das forças armadas (MFA), composto por um grupo de militares cansados da guerra colonial, trouxe a liberdade a Portugal. Uma madrugada de 25 de Abril mudou a história de Portugal, mas também o rumo dos países africanos de língua portuguesa como Angola e Moçambique que estavam em guerra há mais de 10 anos.

O 25 de abril, dia da liberdade, é talvez o feriado mais importante de Portugal. Celebra-se a coragem de um grupo de homens que arriscou tudo para o bem de todos. Uma revolução sem guerra, uma revolução sem vítimas diretas. A revolução dos cravos tem esta aura quase poética, como uma revolução pacifica. Agora sabemos que não foi tudo tão simples, mas isso não apaga os feitos de 1974.

Este ano o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa no discurso de abertura das comemorações na Assembleia da Republica afirmou que “Portugal não é um pais perfeito, mas é dos mais sustentáveis da Europa”. É um pais que não tem grandes conflitos sociais, onde nenhum partido extremista tem representação política, um pais seguro e pacifico. Além disso o Presidente da República condecorou três figuras relevantes relacionadas com a liberdade e a democracia: Francisco Sá Carneiro, o antigo bispo do Porto António Gomes Ferreira e o arquiteto Siza Vieira.

Esta semana VAMOS FALAR do que significa o 25 de abril em Espanha. Se os nossos irmãos (hermanos) conhecem esta passagem fundamental da história de Portugal? 

No hay comentarios: